As pessoas que moram em área rural, apenas de terem acesso à internet atualmente, geralmente, não possuem e-mail e muito menos podem receber SMS. Assim, viável é DESOBRIGAR o envio de SMS para validar a assinatura. Ou melhor, TORNAR OPCIONAL tanto o uso do e-mail quanto do celular, evitando burocracia para as pessoas da área rural ou as leigas.
Olá, Ozivaldo!
Agradecemos muito pela sua mensagem e por compartilhar sua preocupação.
Por se tratar de um documento com assinatura digital, é necessário que haja pelo menos um e-mail ou número de telefone para validar a assinatura. Hoje, o código de validação é opcional, configurado por quem cria o documento. No entanto, ao escolher a opção de assinatura “Digitar”, o código é solicitado automaticamente para garantir uma dupla camada de segurança nesse tipo de assinatura.
Para facilitar esse processo e evitar a exigência do código, o proprietário do documento pode desativar a opção “Assinar com ‘Digitar’”. Isso pode ser feito em Configurações > Organização > Preferências, desmarcando essa opção.
Estamos sempre à disposição para ajudar com ajustes e para ouvir suas sugestões! Se precisar de mais alguma coisa, conte com a gente no e-mail [email protected] ou WhatsApp +55 (11) 4040-1991.
Att, Pamella Silva - Analista de Suporte Pleno.